SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A hospitalidade na rede social Couchsurfing: Cruzando a soleira virtual em Jaguarão, no extremo Sul do BrasilOs fãs do Sesc em São Paulo: um estudo sobre hospitalidade e acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

BRANDAO, Jammilly Mikaela Fagundes; TEMOTEO, Joelma Abrantes Guedes  e  CANDIDO, Gesinaldo Ataíde. “A união faz a força”: análise do processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.25-45. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1379.

Dentre as diferentes motivações que levam as organizações a interagirem está a necessidade de adquirir novas competências que viabilizem inovações de reconhecido valor econômico no mercado. Através da colaboração e alianças, as organizações parceiras podem trocar conhecimentos e aprender umas com as outras. Por outro lado, o principal papel da empresa consiste na administração de seu conhecimento de forma mais eficiente que seus competidores, cabendo a organização identificar e proteger seu conhecimento estrategicamente relevante. Diante desse impasse, esse estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores do Grupo Casa Branca, que administra atualmente três meios de hospedagem, localizados em João Pessoa-PB. Dentre as principais constatações, foi verificado que há uma constante troca de conhecimentos e uma contínua cooperação entre os gestores dos hotéis do Grupo Casa Branca e os gestores de outros meios de hospedagem. Foi possível observar ainda que não há uma pressão do ambiente concorrencial das empresas ou competição pelo mesmo mercado, e que a parceria e as alianças, geralmente, são consideradas mais importantes do que as vantagens econômicas isoladas. Como fatores determinantes para essa efetiva cooperação, destaca-se a relação de confiança e a clareza na comunicação.

Palavras-chave : Aprendizagem Interorganizacional; Cooperação; Hotelaria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )