ISSN 0103-5541 versão impressa
ISSN 1984-4867 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista Turismo em Análise, editada pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desde 1990, conquistou ao longo de sua existência o respeito daqueles que tem se dedicado ao desenvolvimento do turismo no Brasil. Atualmente tem abrangência nacional e internacional refletida tanto pelos artigos publicados quanto pela origem de seus leitores. Desta forma tem o compromisso de manter a qualidade e a diversidade dos trabalhos que edita. Além disso, é referência nos estudos do Turismo, do Lazer e da Hospitalidade. Assim o foco deste periódico é publicar:

Estudos que apresentem novas abordagens e temas relevantes para a área;

Resultados de pesquisas, qualitativas ou quantitativas, que contribuam para uma melhor compreensão do desenvolvimento da área;

Trabalhos específicos que se utilizem de metodologias consolidadas por outras áreas do conhecimento;

Ensaios, experiências que possam subsidiar e estimular a discussão sobre temas atuais, e relatos sobre encontros e eventos científicos.

Destaca-se que os artigos submetidos são avaliados por pares no formato blind review, sendo que o recebimento dos artigos é contínuo. Sua periodicidade é quadrimestral. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Missão: Ser um conceituado meio de difusão periódica de pesquisas, experiências científicas e estudos desenvolvidos por docentes, pesquisadores e profissionais na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade.

Objetivos: Publicar artigos originais, inéditos e relevantes na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade, visando:

valorizar  as especificidades dessas áreas e subáreas de conhecimento, contribuir para troca de informações e intercâmbio de ideias, fomentar a produção científica de qualidade, lançar debates sobre temas inovadores, servir como referência para a comunidade científica e profissionais da área.

Público-alvo: Corresponde ao conjunto de pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, profissionais e estudantes que tenham como interesse temas relacionados Turismo, Lazer e Hospitalidade.

 

Envio de manuscritos

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas e seguem os padrões de boas práticas exigidos pela QUALIS/CAPES.
O processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo, sem datas pré estabelecidas para envio dos artigos.

Os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a questões formais segundo as diretrizes para autores, adequação da temática à missão da Revista e enquadramento das referências às normas da ABNT.

Aqueles artigos que atendem aos quesitos são encaminhados, em sistema de blind review, para pelo menos dois avaliadores Ad Hoc, que usualmente são pesquisadores que tem familiaridade com o tema do artigo.

Esses avaliam o mérito científico e adequação aos requisitos da política editorial da Revista Turismo em Análise.

A avaliação baseia-se nos seguintes critérios:

Originalidade da temática;
Adequação do título ao conteúdo do artigo;
Estrutura, conteúdo e tamanho do resumo;
Organização lógica do texto;
Clareza na definição e relevância do problema;
Clareza na descrição dos objetivos;
Coerência das justificativas para o estudo;
Abrangência da revisão da literatura e nível de análise crítica;
Descrição e adequação da metodologia utilizada;
Adequação de materiais e métodos ao estudo;
Profundidade na análise dos dados;
Relação dos resultados com a literatura consultada;
Discussão dos resultados;
Adequação e clareza de tabelas e gráficos, bem como suas legendas e menção de fontes;
Coerência das conclusões com os objetivos da pesquisa e os dados analisados e os resultados.

A partir dos pareceres dos avaliadores, a Comissão Editorial decide editar ou não os artigos submetidos, podendo sugerir eventuais alterações de modo a adequar os textos.

Após aprovado o artigo esse entrará na fila para publicação, que tem como critério de ordenação a data da submissão.

Nenhum dos organismos editoriais, organizações de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de idéias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Professor Lúcio Marins Rodrigues
443 Bloco B, sala 15, São Paulo - SP, Brasil
05621-030 São Paulo SP Brasil
Tel.: 55-11-3091-4122


turisemanalise@yahoo.com