SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A PESQUISA SOBRE COOPETIÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONSTRUTO E SUA APLICAÇÃO NO TURISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Turismo : Visão e Ação

versão On-line ISSN 1983-7151versão impressa ISSN 1415-6393

Tur., Visão e Ação vol.18 no.3 Balneário Camboriú Set./Dez. 2016

http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p421-423 

Editorial

EDITORIAL

Luciano Torres Tricárico

Luiz Carlos da Silva Flores

Editores da Revista Turismo Visão e Ação

Prezados leitores,

Seguindo a nossa política de editoração, selecionamos 11 artigos que contemplam a perspectiva da transversalidade inerente à área do Turismo em suas diversas temáticas, estando assim subdivididos: os quatro primeiros artigos são resultados de pesquisas internacionais, seguidos por sete de pesquisas nacionais.

Já adequados às normas APA e comprometidos com os nossos objetivos na busca da internacionalização e da indexação do SciELO, reafirmamos que os artigos a serem submetidos para as próximas edições devem seguir os padrões dessa norma.

A revista é o resultado do trabalho desempenhado por profissionais, pesquisadores, avaliadores e uma equipe editorial empenhada e comprometida com a divulgação da produção científica do Turismo e áreas afins, com a clara intenção de compartilhar novas descobertas nesta área de conhecimento.

Assim, agradecemos aos autores, aos avaliadores e aos colaboradores que contribuíram na construção desta edição. Em especial à Professora Josildete Pereira Oliveira, pela valiosa colaboração durante o período que esteve na função de Editora desta revista; bem como aos colaboradores Deise Mari Pereira Silveira e Gustavo Vieira Setlik, pela eficiência e pelo comprometimento na função de assistentes de edição.

A seguir, uma síntese dos artigos desta edição:

O primeiro artigo, intitulado A PESQUISA SOBRE COOPETIÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONSTRUTO E SUA APLICAÇÃO NO TURISMO, apresenta uma revisão teórica do construto “coopetição” aplicado no turismo.

Em POSIBLES CAUSAS DEL APOYO DE LOS RESIDENTES A UN AUMENTO DE LLEGADAS TURÍSTICAS EN PUNTA DEL ESTE (URUGUAY), discutiram-se as possíveis causas do apoio dos residentes ao aumento nas chegadas de turistas em Punta del Leste.

A SEGMENTAÇÃO DO ENOTURISTA: O CASO PORTUGUÊS determinou o perfil demográfico e psicológico dos visitantes que se deslocam para caves, adegas e quintas de produção de uva e vinho das 12 rotas de vinho existentes em Portugal.

O artigo O CONTRIBUTO DA EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA PARA O ENRIQUECIMENTO DA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: PERSPETIVAS DE UM ESTUDO NO ALGARVE, PORTUGAL caracterizou a experiência gastronômica vivida pelos turistas durante a sua estada na região do estudo e ainda determinou o papel dessas experiências na satisfação global e da fidelidade ao destino.

O artigo HOSPITALIDADE: INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA NA HOTELARIA investigou em um empreendimento hoteleiro a existência de práticas da hospitalidade, que podem ser consideradas ações de inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

O artigo ANÁLISE DOS WEBSITES OFICIAIS DOS DESTINOS TURÍSTICOS CLASSIFICADOS SOCIOCULTURALMENTE PELA REVISTA THE ECONOMIST

INTELIGENCE UNIT LIMITED analisou os websites oficiais das três cidades com melhor colocação, no ano de 2012, no ranking de competitividade sociocultural da revista The Economist Inteligence Unit Limited.

Na sequência, o artigo EXPERIÊNCIA TURÍSTICA MEMORÁVEL, PERCEPÇÃO COGNITIVA, REPUTAÇÃO E LEALDADE AO DESTINO propôs e testou um modelo de relações entre as dimensões subjacentes identificadas na experiência turística memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino.

O PAPEL DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TAQUARUÇU NA DEFINIÇÃO DA GASTRONOMIA DE TOCANTINS/TO investigou, através das receitas coletadas por Parrião (2009), a caracterização das principais técnicas e dos ingredientes predominantes nas diferentes regiões de Tocantins.

O artigo MEGAEVENTOS E O TURISMO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DE TURISMO procurou compreender o quanto os estudiosos estão disseminando os dados de suas pesquisas nos canais de divulgação científica e como essa disseminação se faz importante pela atual conjuntura do Brasil como país sede de megaeventos.

A ACESSIBILIDADE COMO CRITÉRIO DE QUALIDADE DO ESPAÇO TURÍSTICO: ESTUDO DE CASO DA ÁREA CENTRAL DE BALNEARIO CAMBORIÚ/SC centralizou suas discussões na acessibilidade aos espaços públicos de uso turístico para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência e requalificação de acordo com a NBR 9050.

E o último artigo, A QUALIDADE DOS SERVIÇOS NA HOTELARIA: UM ESTUDO COM BASE NAS ONLINE TRAVEL REVIEWS (OTRS), analisou a qualidade dos serviços prestados pelos hotéis de Florianópolis (SC) por meio dos critérios de avaliação da empresa Booking.com.

Boa leitura!!!

Luciano Torres Tricárico, Dr.
Luiz Carlos da Silva Flores, Dr.
Editores da Revista Turismo Visão e Ação