SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2ESTUDO SOBRE O TURISMO NO ESPAÇO RURAL EM BARRA DO PIRAÍ E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Turismo : Visão e Ação

versão On-line ISSN 1983-7151versão impressa ISSN 1415-6393

Tur., Visão e Ação vol.18 no.2 Balneário Camboriú Mai./Ago. 2016

 

Editorial

Editorial

Luiz Carlos da Silva Flores

Luciano Torres Tricárico

Estamos próximos dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 que acontecerão no Brasil. É uma grande oportunidade para os pesquisadores e os profissionais da área do Turismo aprofundarem a investigação e o conhecimento sobre esses megaeventos e sua relação com a atividade turística, bem como analisar o posicionamento do nosso país no cenário internacional.

Assim, aproveitamos para encorajar os nossos colaboradores/pesquisadores à realização de pesquisas e à submissão de artigos que tratem destes grandes eventos e a sua contribuição para o desenvolvimento do Turismo no Brasil.

Ressaltamos os nossos objetivos para 2016: a indexação pelo Sciello e Redalick e, visando adequar a RTVA às normas e aos periódicos internacionais, estamos migrando das normas ABNT para normas APA. Por conseguinte, a partir da data de publicação desta 2ª edição/2016, os artigos submetidos deverão atender às normas APA, afim de que a primeira edição de 2017 já esteja totalmente dentro das novas diretrizes. Acompanhe as modificações nas políticas e nas diretrizes de submissão de artigos para autores no nosso site.

Finalizando, agradecemos aos nossos colaboradores que contribuíram para a preparação desta edição, nas etapas de submissão, avaliação e editoração. É um trabalho desempenhado por profissionais/pesquisadores, avaliadores e uma equipe editorial empenhada e comprometida com a divulgação da produção científica do Turismo e das áreas afins, com a clara intenção de compartilhar novas descobertas nessas áreas de conhecimento.

Seguindo a nossa política de editoração, selecionamos oito artigos que contemplam a perspectiva da transversalidade inerente à área do Turismo em suas diversas temáticas, como gestão, hotelaria, cultura e patrimônio, meio ambiente, turismo no espaço rural e de aventura, turismo religioso, influência das tecnologias da informação e da internet no turismo, os quais são apresentados a seguir.

O Estudo sobre o turismo em espaço rural em Barra do Piraí e sua relação com o desenvolvimento é o primeiro artigo e analisa de que forma o turismo em espaço rural tem influenciado no desenvolvimento do município de Barra do Piraí, localizado no Sul Fluminense, na região conhecida turisticamente como Vale do Café.

No artigo Eu quero é “botar” o meu bloco na rua: uma análise do carnaval de Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2015, os autores discutem o carnaval de Belo Horizonte/Minas Gerais, o qual é influenciado pelo envolvimento dos agentes como poder público municipal, patrocinadores, carnavalescos, e o fornecimento de infraestrutura urbana, logística e da agenda de entretenimento.

No terceiro artigo, O Turismo de Aventura em Taquaruçu – TO: atividades e riscos, os autores analisam de que forma as atividades de aventura estão sendo desenvolvidas em Taquaruçu – TO, no que diz respeito aos riscos para seus praticantes, tendo como referência as Normas Técnicas da ABNT de certificação de atividades de aventura, considerando-se a classificação, a orientação e o inventário de perigos e riscos.

O advento das tecnologias da informação e da Internet modificou os comportamentos dos consumidores em diversos setores de consumo. O artigo Comentários de Viagem na Internet (CVI) na escolha de um destino turístico: um estudo baseado nas teorias do comportamento planejado e aceitação tecnológica analisou os fatores comportamentais e tecnológicos que influenciam na escolha de um destino turístico.

No quinto artigo, os autores utilizam como fonte de informação o Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) para analisar o desempenho da qualidade dos serviços prestados nos hotéis de Florianópolis, a partir da percepção dos hóspedes de negócios: A percepção dos hóspedes de negócios quanto ao desempenho da qualidade dos serviços prestados nos hotéis de Florianópolis: uma análise a partir do conteúdo gerado no website booking.com.

No artigo O Turismo Religioso e o processo de comunicação de marketing: um estudo do Santuário de Santa Paulina em Nova Trento – SC, os autores analisaram o processo de comunicação de marketing junto aos visitantes do Santuário, descrevendo o perfil do anunciante e o público-alvo, os meios e as mensagens transmitidas, avaliando os impactos provocados pela comunicação do turismo religioso em relação ao receptor.

Qual é o significado do souvenir para o turista? É a pergunta que os autores procuram responder no sétimo artigo Significados do Souvenir Turístico atribuídos pelos Turistas do Passeio de Trem “Maria Fumaça”, estação de Bento Gonçalves/RS, confrontando o que a teoria apresenta sobre souvenir, com a percepção dos turistas referente a tal objeto.

No último artigo desta edição, os autores analisam A Comunicação nos destinos turísticos e a expectativa dos turistas. A pesquisa foi realizada em três destinos indutores do turismo e utilizou técnicas estatísticas de regressão linear. Os autores concluíram que as expectativas são mais fortemente geradas pelas fontes de informação off-line, possivelmente por serem mais confiáveis

Boa Leitura!