SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Turismo de Base Comunitária: outras economias na mira da emancipação socialNovos conceitos, novas realidades: uma revisão do papel da beleza na formação do turismo escuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Turismo em Análise

versão On-line ISSN 1984-4867versão impressa ISSN 0103-5541

Resumo

SALAZAR, Viviane Santos; MORAES, Walter Fernando Araújo de  e  LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira. Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.3, pp.668-695. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695.

Entender as origens da vantagem competitiva das empresas torna-se fundamental para sua sobrevivência no mercado. Uma das mais importantes teorias para explicar a vantagem competitiva das empresas é Resource-Based View (RBV), na qual os recursos estratégicos são a principal explicação para o desempenho superior das empresas. O objetivo do trabalho é analisar o processo de desenvolvimento e/ou aquisição desses recursos de um restaurante gastronômico brasileiro. A metodologia adotada foi um estudo de caso do Restaurante Mocotó e os dados coletados foram entrevistas, análise de documentos, vídeos e fotos. A metodologia de análise foi a análise de conteúdo com o auxílio do Atlas.ti. Os resultados apontam que os principais recursos estratégicos são cultura organizacional, rede de relacionamento e a capacidade de inovar e criar do chef de cozinha, que foram desenvolvidos internamente.

Palavras-chave : Recursos Estratégicos; Visão Baseada em Recursos; Restaurante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )