SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Hospitalidade e Comunicação: a experiência de compras de serviços de viagens on-lineOs Produtos Turísticos de Curitiba, PR, Brasil na Perspectiva de Gestores de Agências de Turismo Receptivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Turismo em Análise

versão On-line ISSN 1984-4867versão impressa ISSN 0103-5541

Resumo

SILVA, Aliane Sousa  e  LANZARINI, Ricardo. Hospitalidade e lazer para pacientes-viajantes e seus acompanhantes na região do Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.3, pp.543-567. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p543-567.

Esta pesquisa abordou as relações humanas e bem-estar de pacientes-viajantes que realizam tratamento oncológico no Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil – bem como de seus acompanhantes –, com o objetivo de identificar as práticas de lazer disponíveis e/ou realizadas no entorno do hospital, local onde se concentra a maioria dos meios de hospedagem utilizados por pacientes provenientes de outras regiões do Brasil e do exterior. Mais além, procurou-se conhecer o atendimento hoteleiro a fim de identificar a percepção desse público frente a hospitalidade local. O trabalho foi realizado de maio a novembro de 2015, por meio do método fenomenológico de caráter descritivo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com pacientes-viajantes em tratamento no Hospital de Câncer, seus acompanhantes e empresários do setor hoteleiro. Dentre os resultados, constatou-se que essas pessoas sentem-se bem acolhidas em Barretos e, apesar do contexto da doença e de suas condições físicas e/ou emocionais, elas atestaram a necessidade de mais espaços de lazer na cidade, como praças e telões de cinema, bem como algumas atividades que lhes permitissem o recreio, de modo a tornar mais agradável o tempo livre durante o tratamento oncológico, além de possibilitar a dinamização da economia do turismo local.

Palavras-chave : Turismo; Lazer; Hospitalidade; Paciente; Hospital de Câncer de Barretos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )