SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Enoturistas no Chile: segmentação e comportamentoHospitalidade e Comunicação: a experiência de compras de serviços de viagens on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Turismo em Análise

versão On-line ISSN 1984-4867versão impressa ISSN 0103-5541

Resumo

MENEGUEL, Cinthia Rolim de Albuquerque; CORDEIRO, Gabriela Toaiari Rodrigues Farinha  e  DEUS, Paola Silva de. Baixada Santista ou Costa da Mata Atlântica? Eis a questão: identificação da percepção do visitante sobre a marca Costa da Mata Atlântica. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.3, pp.500-523. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p500-523.

A Região Metropolitana da Baixada Santista é composta de nove cidades e, como estratégia de marketing, o selo turístico Costa da Mata Atlântica foi criado para identificar mais facilmente a região. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, teve como objetivo geral identificar o conhecimento do visitante frente à marca Costa da Mata Atlântica, assim como em relação à terminologia usual “Baixada Santista”. Por meio da aplicação de 130 questionários semiestruturados e baseando-se na fundamentação teórica sobre notoriedade de uma marca, identificou-se como resultado que o termo “Baixada Santista” é mais reconhecido entre os visitantes do que a marca Costa da Mata Atlântica. Portanto, ações relacionadas à estratégia de marketing e competitividade turística precisam ser revistas. O estudo objetiva que seus resultados contribuam efetivamente com todos os stakeholders envolvidos com o turismo, possibilitando ações para o reposicionamento da marca turística.

Palavras-chave : Baixada Santista; Costa da Mata Atlântica; Marca; Turismo; Notoriedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )