SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Baixada Santista ou Costa da Mata Atlântica? Eis a questão: identificação da percepção do visitante sobre a marca Costa da Mata Atlântica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Turismo em Análise

versão On-line ISSN 1984-4867versão impressa ISSN 0103-5541

Resumo

SILVA, Flávio Faria de Abreu. Enoturistas no Chile: segmentação e comportamento. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.3, pp.474-499. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p474-499.

O objetivo deste trabalho é contribuir para a análise do perfil do enoturista, segmentando-o conforme seu grau de envolvimento com o vinho e descobrindo como cada grupo planeja sua viagem e se comporta durante as visitas às vinícolas, sugerindo aos órgãos ligados ao turismo e às vinícolas, respectivamente, medidas para potencializar o enoturismo. Vinte e três vinícolas representativas das principais regiões vitivinícolas chilenas participaram do estudo que contou com a opinião de 362 visitantes. Os resultados confirmam que os grupos de menor envolvimento com o vinho são mais suscetíveis aos aspectos físicos e ao entretenimento, enquanto os mais envolvidos valorizam o vinho, sua degustação, variedade e compra. A principal fonte de informação para quem planeja uma viagem enoturística é a indicação de parentes e amigos, enquanto as principais motivações são provar vinhos e expandir os conhecimentos sobre a bebida. De forma unânime, todos os quatro grupos de turistas consideram o serviço prestado como muito importante.

Palavras-chave : Enoturismo; Enoturista; Segmentação; Chile.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )