SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Festas Tradicionais no Entorno da Estrada Boiadeira no Paraná: um potencial para o turismo ruralAnálise da Imagem dos Turistas quanto ao Desenvolvimento do Turismo em Perobas, Touros-RN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Turismo em Análise

versão On-line ISSN 1984-4867versão impressa ISSN 0103-5541

Resumo

MACHADO, Simone Fernandes; CHAVES, Valéria da Conceição  e  FONSECA FILHO, Ricardo Eustáquio. Patrimônio Histórico Ambiental: diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.2, pp.388-413. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p388-413.

No final do século XVIII, na antiga Vila Rica (MG), foi definido um espaço, que em 1840, passou a abrigar uma escola de ensino prático de agricultura, transformando-se no Jardim Botânico de Ouro Preto-MG. Atualmente o local está sendo pleiteando para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) Estadual. O presente trabalho foi realizado como parte dos estudos para avaliar a possibilidade de criação de uma nova UC nesta área em consonância com a Lei Federal nº. 9.985, de 18/07/2000. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica; levantamentos de dados secundários e primários provenientes de cinco visitas in loco, realizadas em novembro de 2014; análise de 40 entrevistas, realizadas com representantes institucionais, moradores e lideranças comunitárias formais e informais, de Ouro Preto. Como resultado obteve-se uma análise preliminar dos impactos e oportunidades oferecidas na criação da UC e o apontamento de sugestões para o estabelecimento da mesma. O estudo propôs ainda algumas orientações para o manejo da UC, através do desenvolvimento dos atrativos turísticos de base comunitária, que contam com elementos de referência histórica, cultural e ecoturística, propiciando a preservação do meio ambiente e o resgate da memória cultural e da identidade regional.

Palavras-chave : Unidade de Conservação; Uso público; Atrativo turístico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )