SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A Importância do Natal nos Destinos de Gramado (Brasil) e Rovaniemi (Finlândia): um estudo a partir da percepção de StakeholdersO Produto Turístico All Inclusive na Ilha de Tenerife, Espanha: características, problematizações e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Turismo em Análise

versão On-line ISSN 1984-4867versão impressa ISSN 0103-5541

Resumo

BUNDCHEN, Cristiane  e  WERNER, Liane. Comparação da Acurácia de Previsões de Demanda Turística em Sedes Olímpicas. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.1, pp.85-107. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p85-107.

Boas previsões acerca da demanda turística de um local servem de apoio para corretas tomadas de decisão por parte dos gestores, especialmente quando se tem em vista a realização de um evento de grandes proporções que afeta diretamente no desenvolvimento urbano e econômico locais. Neste estudo, procurou-se compreender o comportamento da demanda turística em frente à realização de um dos maiores megaeventos da atualidade. Para tanto, a demanda turística de dois países que sediaram Jogos Olímpicos foi modelada e prevista através das duas metodologias, uma linear e outra não linear e as previsões obtidas foram combinadas por cinco métodos, sendo três lineares e dois não lineares. Em ambas as séries, as previsões individuais obtidas pelo modelo RNA foram mais acuradas que as geradas pelo modelo SARIMA e as combinações dessas previsões, sobretudo pelo método de regressão linear, aumentaram ainda mais a acurácia das previsões. Ambos os modelos selecionados se mostraram acurados para as previsões de julho de 2012 no Reino Unido e agosto de 2004 na Grécia. Todas as previsões combinadas apresentaram melhor desempenho que a previsão obtida pela modelagem ARIMA, sendo a combinação via regressão linear o método que proporcionou melhor acurácia às previsões. Não foi observado impacto na demanda devido à realização dos Jogos Olímpicos uma vez que o evento ocorreu em um período de alta temporada onde os modelos escolhidos mostraram-se mais precisos.

Palavras-chave : Previsão de Demanda; Combinação de Previsões; Megaeventos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )