SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3POSSÍVEIS CAUSAS DO APOIO DOS RESIDENTES A UM AUMENTO DE CHEGADAS TURÍSTICAS EM PUNTA DEL ESTE (URUGUAI)O CONTRIBUTO DA EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA PARA O ENRIQUECIMENTO DA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA. PERSPETIVAS DE UM ESTUDO NO ALGARVE, PORTUGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Turismo : Visão e Ação

versão On-line ISSN 1983-7151versão impressa ISSN 1415-6393

Resumo

LAMEIRAS, Edgar Teles Marques Salgado; MENDES, Julio da Costa; PINTO, Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos  e  SILVA, João Albino Matos da. A SEGMENTAÇÃO DO ENOTURISTA: O CASO PORTUGUÊS

Este trabalho é financiado por fundos nacionais fornecidos pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia através do projeto UID/SOC/04020/2013.

. Tur., Visão e Ação [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.471-497. ISSN 1983-7151.  http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p471-497.

O enoturismo adquire importância crescente para as regiões vitivinícolas, como setor que potencia o crescimento económico e o emprego. Contudo, o enoturismo permanece pouco desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o visitante que se desloca às empresas produtoras de vinho. O presente trabalho tem como principais objetivos a determinação do perfil demográfico e psicográfico dos visitantes que se deslocam às quintas, adegas e caves e a segmentação dos enoturistas em Portugal. Para alcançar os objetivos indicados, aplicou-se um questionário aos turistas que se deslocavam às quintas, adegas e caves, das 12 rotas de vinho existentes em Portugal. Os dados foram sujeitos a testes paramétricos e a técnicas estatísticas multivariadas, de modo a obterem-se diferentes clusters. Obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram designados por: o turista apaixonado pelo vinho, o turista com curiosidade pelo vinho, o turista interessado pelo vinho e o turista indiferente. As conclusões indicam que o aumento do conhecimento sobre enoturistas e suas motivações para visitarem uma região permite melhorar a satisfação e a interação com eles, apoiando estratégias de marketing, de modo a reforçar a sua motivação e o apelo das empresas vinícolas.

Palavras-chave : Enoturista; motivações; segmentação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )