SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3POSSÍVEIS CAUSAS DO APOIO DOS RESIDENTES A UM AUMENTO DE CHEGADAS TURÍSTICAS EM PUNTA DEL ESTE (URUGUAI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Turismo : Visão e Ação

versão On-line ISSN 1983-7151versão impressa ISSN 1415-6393

Resumo

CHIM-MIKI, Adriana Fumi  e  BATISTA-CANINO, Rosa Maria. A PESQUISA SOBRE COOPETIÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONSTRUTO E SUA APLICAÇÃO NO TURISMO. Tur., Visão e Ação [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.424-447. ISSN 1983-7151.  http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p424-447.

Este artigo apresenta uma revisão teórica do constructo coopetição, particularmente focando os estudos que aplicam este conceito no turismo. O objetivo é fornecer uma compreensão geral deste comportamento, que é apontado como gerador de uma nova classe de vantagens: as vantagens coopetitivas. A pesquisa é de corte teórico. É realizada uma análise sistemática da literatura por meio de uma bibliometria dos últimos 20 anos de publicações em duas bases de dados: Scopus e Web of Science. Desta forma, verificam-se as implicações da coopetição para o turismo, as delimitações do atual uso do constructo e se indicam as tendências futuras da pesquisa neste tópico. O resultado mostrou que a coopetição é vista como um constructo que representa o comportamento intrínseco do setor turístico, cujas empresas se complementam para formar um mercado, mas simultaneamente competem pela divisão dele. A existência de uma meta comum de desenvolver o destino é o maior indutor da coopetição, ocasionando a inseparabilidade entre a cooperação e a concorrência. Assim, a coopetição poderá ser uma perspectiva complementar para as análises de competitividade, porém necessita de mais pesquisas, especialmente que desenvolvam modelos explicativos para destinos turísticos.

Palavras-chave : Coopetição Turística; Rede Interorganizacional; Vantagens coopetitivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )