SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2SIGNIFICADOS DO SOUVENIR TURÍSTICO ATRIBUÍDOS PELOS TURISTAS DO PASSEIO DE TREM “MARIA FUMAÇA”, ESTAÇÃO DE BENTO GONÇALVES/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Turismo : Visão e Ação

versão On-line ISSN 1983-7151versão impressa ISSN 1415-6393

Resumo

ANJOS, Sara Joana Gadotti dos; ZUCCO, Fabricia Durieux; MOTA, Keila Cristina Nicolau  e  FONTANA, Rosislene de Fatima. A COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS E A EXPECTATIVA DOS TURISTAS. Tur., Visão e Ação [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.405-418. ISSN 1983-7151.  http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p405-418.

A expectativa do turista é alimentada pelas diferentes fontes de informação acerca de um destino turístico. Estas fontes de informações são percebidas de forma distinta pelos turistas. O objetivo desta pesquisa foi analisar os meios de comunicação que estimulam a expectativa dos turistas. O método estatístico utilizado nesta investigação foi o de regressões lineares múltiplas. Foram aplicados questionários com 1719 turistas nos destinos Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Balneário Camboriú (SC) no Brasil. A pesquisa identificou uma diferença entre a quantidade de fontes de informações utilizadas pelos turistas nos três destinos investigados. Outro resultado a ressaltar é que as fontes de informação explicam, em parte, a formação da expectativa, de forma distinta em cada destino. Pode-se afirmar que as expectativas são mais fortemente geradas pelas fontes de informação off-line, possivelmente por serem mais confiáveis.

Palavras-chave : Comunicação; Fontes de informações; Expectativa; Destinos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )