SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A geografia econômica relacional e sua aplicação nos estudos de arranjos produtivos do turismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

RAMOA, Carlos Eduardo de Almeida; FLORES, Luiz Carlos da Silva  e  STECKER, Bernd. A convergência da sustentabilidade ambiental com os cruzeiros marítimos em dois momentos: na pesquisa acadêmica e na comunicação das empresas do setor. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.152-178. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1432.

A preocupação com a paz universal, com a liberdade, com o futuro das pessoas e do planeta tem sido motivo para a realização de diversas Conferências organizadas pela ONU, o que tem gerado debates visando o desenvolvimento globalmente sustentável. Esses esforços resultaram na elaboração da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que um deles, o objetivo 14, reflete a preocupação com a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos e é nesse contexto que esta pesquisa é apresentada, tendo os navios de cruzeiros marítimos como objeto de estudo e a sustentabilidade ambiental como a principal dimensão pesquisada. Em um primeiro momento, o estudo procurou identificar, através da convergência das dimensões sustentabilidade ambiental e cruzeiros, as contribuições para o setor de cruzeiros que promovam os ODS. Para este fim, realizou-se uma análise bibliométrica da produção científica no ambiente dos navios de cruzeiros, restringindo-se o foco da pesquisa às práticas ambientalmente sustentáveis. Como segundo objetivo, a pesquisa expõe a predisposição estratégica das companhias marítimas em divulgar suas iniciativas ambientais ao mercado. A pesquisa identificou a baixa produção científica com ênfase na convergência dos dois temas pesquisados, obtendo-se apenas 12 artigos científicos publicados até agosto de 2017. Relativo à divulgação das práticas ambientalmente sustentáveis, verificou-se que apenas 22,6% das 31 companhias de cruzeiros pesquisadas, divulgam essas informações em seus websites corporativos.

Palavras-chave : Desenvolvimento sustentável; Sustentabilidade; Sustentabilidade ambiental; Cruzeiros marítimos; Estratégia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )