SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Experiências memoráveis de viagens de casais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

UVINHA, Ricardo Ricci; CHAN, Chung-Shing; MAN, Chuen Kuen  e  MARAFA, Lawal M.. Turismo esportivo: uma análise comparativa entre residentes do Brasil e de Hong Kong. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.180-206. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1374.

O presente artigo apresenta uma análise comparativa entre residentes do Brasil e de Hong Kong no tocante ao incentivo para as viagens de turismo esportivo. Os resultados de Hong Kong (n=134) e São Paulo (n=151) revelaram distintos padrões de viagens, habilidades e características nos adeptos de eventos esportivos que o praticam sem frequência regular em termos de periodicidade. Contatou-se ainda, em ambos os países, que o interesse num evento esportivo é motivado majoritariamente por elementos como excitação e segurança. Como o turismo esportivo não é fomentado automaticamente e não apresenta necessariamente continuidade depois de um megaevento esportivo, recomenda-se que os representantes governamentais das cidades-sede estejam atentos às pesquisas que indicam preferências estabelecidas para este nicho de mercado.

Palavras-chave : Brasil; Hong Kong; Turismo esportivo; Megaeventos Esportivos; Turismo de eventos esportivos; Turistas de eventos esportivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )