SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, BrasilPanorama da visitação e da condução de visitantes em Parques brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

MEDEIROS, Mirna de Lima; HORODYSKI, Graziela Scalise  e  PASSADOR, João Luiz. Souvenirs gastronômicos na percepção do turista: o caso do queijo minas artesanal do serro. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.347-364. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1307.

Este estudo teve como objetivo analisar o queijo minas artesanal como souvenir gastronômico, sob a percepção do turista. A justificativa do tema refere-se ao fato de que os souvenirs carregam diversos significados para o turista e também servem à divulgação do destino. Os souvenirs gastronômicos permitem uma memória gustativa e um compartilhamento da vivência diferenciado. A escolha do queijo minas artesanal do Serro como souvenir gastronômico deu-se pelo fato desse produto ser componente da cultura do estado de Minas Gerais (Brasil) e detém registro de patrimônio imaterial e de indicação geográfica. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa e optou-se pela metodologia de questionário aplicado online a pessoas que viajaram à região produtora. Obteve-se 129 respostas, das quais 103 consideradas válidas. Também foi realizada observação direta em locais de comercialização durante pesquisa de campo. Sua originalidade decorre dos escassos trabalhos sobre souvenirs gastronômicos e mais especificamente sobre produtos com registro de indicação geográfica como souvenirs dessa categoria. Os resultados apontam fragilidades na comercialização do produto como souvenir gastronômico. Entretanto, os respondentes demonstraram atitude favorável a questões relacionadas a identidade diferenciadora, identificação da origem, embalagem adequada e transporte facilitado. Os achados são congruentes com a proposta de Horodyski et al. (2014).

Palavras-chave : Atitude; Souvenir Gastronômico; Queijo Minas Artesanal; Serro..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )