SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Teoria institucional na pesquisa em turismo: Novas oportunidades de uma teoria em evoluçãoImagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

SALVADO, Josefina Olívia. Boticas e o "Vinho dos Mortos": reforçar a identidade cultural do território na experiência de enoturismo. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.294-319. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1304.

Propósito justificado do tema:

O território de Boticas (Norte Portugal), embora de baixa densidade populacional é visto como um espaço de valorização do património cultural, ao integrar de forma harmoniosa o seu ecossistema de enoturismo através de várias dinâmicas potenciadoras dos recursos endógenos, resultando num reforço da identidade e singularidade culturais.

Objetivo:

O objectivo deste trabalho é mostrar o "vinho dos mortos" como uma tradição vitivinícola peculiar e um símbolo da astúcia e sobrevivência do povo de Boticas, tendo surgido no período da 2ª Invasão Francesa (1808). O seu nome resultou do facto do vinho ter sido enterrado no chão das adegas, no saibro, debaixo das pipas e dos lagares para salvaguardar o património do saque dos soldados franceses.

Design/Metodologia e abordagem:

No estudo foram utilizadas duas metodologias qualitativas: MatrizPCI (Matriz Património Cultural Imaterial) para inventariação dos recursos endógenos, seguindo as orientações da UNESCO quanto à "Salvaguarda de Património Cultural" e o modelo dos 6 A's de Buhalis para o reconhecimento dos atributos do destino turístico e sustentar a propostas de criação de valor na experiência de Enoturismo.

Resultados:

Os resultados mostram Boticas como um espaço geográfico multifuncional onde as suas características/atributos endógenos asseguram um posicionamento privilegiado e competitivo no quadro do turismo de vinho.

Originalidade do documento:

Este trabalho é original quanto ao tema e enquadramento.

Palavras-chave : Enoturismo; Ecossistema; Património cultural; Vinho dos Mortos; Boticas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )