SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Aceitação e uso da tecnologia para escolha de destinos turísticos por pessoas da terceira idade: um estudo usando a UTAUT2Boticas e o "Vinho dos Mortos": reforçar a identidade cultural do território na experiência de enoturismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

FALASTER, Christian; ZANIN, Luis Miguel  e  GUERRAZZI, Luiz Antonio. Teoria institucional na pesquisa em turismo: Novas oportunidades de uma teoria em evolução. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.270-293. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1310.

Propósito justificado do tema:

Este artigo de perspectiva traz a teoria institucional para a atenção da pesquisa em turismo como uma teoria subutilizada na área, porém válida e em evolução que pode trazer contribuições para análises no turismo.

Objetivo:

O artigo mostra que a teoria institucional ainda é subutilizada no turismo e desenvolve uma série de proposições sobre como a teoria institucional pode ser útil para analisar a imagem do destino e a adequação entre a imagem de destino para os turistas e para a população local.

Design/Metodologia e Abordagem:

Especificamente, mostra-se como os conceitos institucionais centrais de legitimidade, isomorfismo, hibridização e categorização influenciam as estratégias de destinos quanto à sua imagem.

Resultados e Originalidade:

Contribuímos para a teoria institucional discutindo o uso de uma abordagem institucional no turismo, fornecendo a análise de questões tradicionais com o uso da teoria institucional.

Palavras-chave : Teoria institucional; Turismo; Imagem de destino; Estratégia de destino; Legitimidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )