SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Estudo sistêmico da paisagem no empreendimento turístico "Ilha de Porto Belo" em Santa Catarina, Brasil, na perspectiva de sua sustentabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

GOMES, Raphael dos Santos D'Emery; PINTO, Hugo Emanuel dos Reis Sales da Cruz  e  ALMEIDA, Cláudia Margarida Brito Ribeiro de. Turismo residencial no Algarve: a percepção dos gestores do setor público. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.197-217. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1246.

Propósito do tema:

Nos últimos anos o turismo residencial tem obtido uma atenção em Portugal e na região do Algarve. Ele foi identificado pelo plano nacional de turismo como um dos produtos estratégicos. No Algarve o seu peso é relevante para a dinâmica do turismo.

Objetivo:

Este estudo está focado na percepção dos gestores públicos quanto ao turismo residencial no Algarve, em particular os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que este produto cria para o desenvolvimento da região.

Metodologia e abordagem:

O estudo utiliza uma abordagem descritiva e exploratória a partir de um questionário online realizado a todos os municípios do Algarve. O estudo centra-se na visão dos municípios como atores-chave envolvidos no desenvolvimento do mercado de turismo residencial.

Resultados:

Os resultados são úteis para entender as trajetórias do turismo residencial, apresentando informações úteis para estratégias futuras.

Originalidade:

Observou-se que os fatores econômicos têm influência direta nos pontos fortes e ameaças, enquanto as fraquezas são mais percebidas como aspectos sociais e ambientais e as oportunidades exigem articulação entre todas as dimensões, econômicas, sociais e ambientais.

Palavras-chave : Gestores do setor público; Impactos Turísticos; Desenvolvimento Turístico; Turismo Residencial; Turismo no Algarve..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )