SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Um estudo sobre as atividades turísticas em seis ilhas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

OLIVEIRA, Josildete Pereira; TRICARICO, Luciano Torres; VARELLA, Bruna Gorski  e  VELASQUEZ, Guilherme Garcia. Arquitetura hoteleira sob a ótica da sustentabilidade e da hospitalidade do espaço: um estudo sobre a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e hospitalidade do espaço em projetos de hotéis. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.189-209. ISSN 1982-6125.  http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.993.

Este estudo procura discutir os conceitos de sustentabilidade e hospitalidade do espaço no contexto da arquitetura da cidade contemporânea que, de alguma maneira foram reinterpretados ou questionados no que se refere ao conceito de sustentabilidade ambiental. Neste sentido, o objetivo principal da pesquisa foi analisar dois projetos de hotéis em Santa Catarina, um de pequeno porte e outro de grande porte, onde essas condições se manifestaram de forma estanques ou não sistematizadas em alguns exemplares da arquitetura hoteleira, como referência conceitual da arquitetura sustentável e hospitaleira. A metodologia caracterizada por um levantamento bibliográfico inicial, pesquisa documental, seguida de um estudo de campo caracterizado por uma observação direta intensiva, sistemática e em equipe, com práticas de observação e aplicação de entrevista (Marconi e Lakatos, 2006) procurou resgatar a história da arquitetura hoteleira para identificar conteúdos de sustentabilidade ambiental e de hospitalidade do espaço construído, para em seguida analisar os exemplares da arquitetura hoteleira selecionados, que manifestam estas condições. Percebeu-se com o estudo que dentro de suas realidades e tamanhos, ambos os empreendimentos estudados contam com ações e elementos que podem ser considerados sustentáveis, bem como ações ambientalmente amigáveis, o que, inevitavelmente podem ser considerados como ações propiciadoras da hospitalidade. Da mesma forma, contam com potencialidades a serem desenvolvidas.

Palavras-chave : Arquitetura; Hotelaria; Sustentabilidadade; Hospitalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )