SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Turismo y campesinado en la ciudad de Colombo, PR, Brasil: coexistencia marcada por tiempos diferentesTurismo de base comunitaria: otras economías en la mira de la emancipación social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Turismo em Análise

versión On-line ISSN 1984-4867versión impresa ISSN 0103-5541

Resumen

PATO, Maria Lúcia de Jesus. O Modesto Contributo do Turismo Rural no Douro, Portugal: um estudo baseado nos promotores e na oferta turística. Rev. Tur. Anál. [online]. 2016, vol.27, n.3, pp.624-643. ISSN 1984-4867.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p624-643.

Este estudo tem como objetivo investigar as características e motivações dos promotores de turismo no espaço rural no Douro, bem como a oferta de atividades de animação turística proporcionada nos empreendimentos. Tendo com base um inquérito por questionário e estatísticas descritivas, evidencia-se que o produto turístico é desenvolvido principalmente por promotores com certo perfil socioeconómico: idade acima dos 45 anos, rendimento mensal elevado e pouca dedicação à unidade turística. Acresce que esses promotores, no geral, não têm formação na área turística e que antes de abrir o empreendimento não tinham qualquer experiência no ramo. A motivação principal para a criação do empreendimento terá sido a recuperação e preservação do património edificado. Adicionalmente, o estudo mostra que o turismo rural está ainda pouco enraizado na região, sendo escassas as atividades de animação turística baseadas nas tradições e cultura locais e as ligações à comunidade local. Conclui-se, pois, que o contributo para o desenvolvimento da região é modesto.

Palabras clave : Turismo rural; Promotores; Oferta turística; desenvolvimento rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )